imagem meramente ilustrativa
Aviso Legal: Como qualquer procedimento médico não é livre de intercorrências.
Não há promessas de resultados pois sabemos que eles podem variar a cada paciente.
Em caso de dúvidas um médico deverá ser consultado. Este material não deve ser utilizado como garantia de resultados, a indicação médica, os possíveis efeitos adversos e o resultado final de qualquer procedimento podem variar de acordo com as características individuais.
O que é a subcisão?
É uma técnica cirúrgica feita em consultório e utilizada para corrigir alterações do relevo da pele, como cicatrizes de acne, rugas localizadas profundas, celulite de grau avançado e cicatrizes deprimidas, ou seja, que formam uma depressão na pele. Ela faz isso rompendo os septos fibrosos, divisões fibrosas entre os compartimentos de gordura, que puxam a superfície da pele para baixo.
Indicações
A subcisão está indicada no tratamento de sulcos da face, rugas, celulite e outras alterações do relevo cutâneo que aparecem após a lipoaspiração, nas cicatrizes deprimidas, cicatrizes da acne, nas áreas doadoras de gordura para enxertos, em áreas pós- traumáticas ou em doenças inflamatórias subcutâneas. No entanto, tudo depende do tipo de problema. Celulites de grau leve ou moderado, por exemplo, não se beneficiarão da técnica. Da mesma forma, cicatrizes de acne são classificadas em diversos subtipos e somente alguns deles teriam indicação.
Como é feita
É uma técnica cirúrgica, onde é introduzida uma agulha bisturizada sob a pele por meio de pequenas incisões. Elas são introduzidas e manipuladas em movimentos de vai e vem ou circulares, rompendo o tecido fibroso (muitas vezes é possível escutar o rompimento dos septos) e seccionando vasos sanguíneos, presentes junto aos septos, resultando na formação de hematomas. Esses hematomas estimulam a formação de um novo tecido conjuntivo, que vai atuar preenchendo o local tratado e redistribuindo a gordura, as forças de tração e tensão.
O uso de anestesia depende, principalmente, da dimensão do local a ser tratado. Pode-se utilizar anestesia local para pequenas regiões.
Tempo médio do procedimento
Em geral, a subcisão dura entre 30 e 60 minutos, dependendo da extensão da área a ser tratada.
Pós-operatório
Realizado curativo compressivo e orientado uso de bermuda de média compressão por 7 dias e aplicação de creme para acelerar o processo de reabsorção dos hematomas/equimoses que sabidamente já são esperados
Antes e depois
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, não há resultados imediatos, pois o organismo precisa se reestruturar após a intervenção. A melhora aparece após o período de recuperação e varia conforme a qualidade da pele e da sua capacidade de retração, além do tamanho, profundidade e localização do defeito. Em geral, pode ser observada em três meses. O esperado é que depressões da pele causadas por septos fibrosos sejam amenizadas ou mesmo resolvidas, até porque a técnica estimula produção de colágeno e elastina. Algumas vezes, mais de uma sessão pode ser necessária, podendo ser indicadas de duas a três sessões com intervalos de um ou dois meses.
Subcisão associada ao bioestimulo
Neste procedimento obtém-se melhores resultados quando primeiro se faz o bioestimulo com preenchedores e depois realizamos a subcisão para soltar as traves de fibrose.